Gestão de Mudanças no Setor Público

  • 16 Horas de duração
  • 14 Aulas
  • 7 Módulos
  • 1 Avaliação
  • 6 meses de suporte
  • Certificado de conclusão
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Realizou projetos de desenvolvimento de lideranças para empresas como: CBC, Fachinni, Nissin, Hershey's, Saint Gobain, SAE Tower, CESP, State Grid, entre outras
Prof. Marcio Silva

Não é novidade que no setor privado as organizações necessitam se adaptar constantemente ao ambiente de contínuas mudanças para que garantam sua sobrevivência e competitividade no mercado.

E no setor público, a mudança também é necessária? Partindo do princípio de que a Administração Pública deve ter como principal propósito a promoção do bem comum e do interesse coletivo, as mudanças também são necessárias, mesmo que em ritmo diferente, pois cada vez mais os cidadãos exigem maiores níveis de qualidade e satisfação na prestação dos serviços públicos.

Desta forma, para Xavier e Dias (2002), a gestão pública não está imune às mudanças organizacionais e sujeita-se a buscar novas maneiras de obter competitividade e eficiência na prestação de serviços, modificando suas estruturas e desenvolvendo estratégias para que se tornem cada vez mais desburocratizadas.

Neste sentido, para haver uma mudança bem-sucedida em nossas organizações pública, necessitamos do envolvimento das pessoas que nela atuam e uma liderança que forneça a direção, suporte e orientação em “tempos de mudança” é fundamental!

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Você poderá participar desse curso até 6 meses após a matrícula.

É curso destinado a todas as pessoas que exercem algum tipo de liderança dentro de organizações públicas em fase de mudança, sejam eles: Diretores, Gerentes, Coordenadores, Líderes, Supervisores, entre outros. O conteúdo é aplicável a empresas de todos os tamanhos e nacionalidades.

Prof. Marcio Silva
"Realizou projetos de desenvolvimento de lideranças para empresas como: CBC, Fachinni, Nissin, Hershey's, Saint Gobain, SAE Tower, CESP, State Grid, entre outras"


  • Prof. Márcio Silva, cursou mestrado em Psicologia Social pela PUC-SP, tendo como objeto de estudo a "construção identitária de novos líderes no chão de fábrica". Estudou Ciências Econômicas pela UEFS, Administração Industrial pela USP, graduado em Marketing, atuando como consultor sênior da Corporativa Brasil e professor do curso de pós-graduação do ICTQ (Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade Industrial). Consultor de Treinamento & Desenvolvimento, Gestão de Pessoas e Planejamento Estratégico, Silva é palestrante há mais de 12 anos nas áreas de Liderança, Gestão de Pessoas, Gestão de Clientes e Planejamento Estratégico.

  • Muito elogiado por sua didática simples e dinamismo em suas apresentações, Márcio Silva participou como palestrante da Fispal Tecnologia (29ª Feira Internacional de Embalagens, Processos e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas) e do Forum Industrial promovido pela AMCHAM-Campinas. Jurado do Prêmio Nacional de Telesserviços 2011.

  • Autor do livro “Clientes por Todos os Lados”, e de diversos artigos sobre liderança, gerenciamento e gestão;

  • Realizou projetos de desenvolvimento de lideranças, com alto índice de satisfação para empresas como: Roche, CBC, Saint Gobain, Fachinni, Nissin, Vetnil, Hershey's do Brasil, Faet, Royal Canin, Bimbo do Brasil, Maringá Turismo, Portal do Morumbi, Cia de Canetas Compactor, FTD Editora, H-Buster, Cremer, GGF Brasil, IMMA, Arbor do Brasil, Sodramar, SAE Towers, Brady Corp, PQ Silicas, Metalvic, Aliança Metalurgica, CELEPAR – Companhia de Informática do Estado do Paraná, Deca S/A, entre outras.


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Conteúdo Programático

  • 1. A mudança ocorre em cada pessoa
  • 1. Mudança imposta tende a falhar
  • 1. O aspecto humano da mudança
  • 2. Resistência à mudança
  • 3. 8 etapas para eliminar os erros na implementação da mudança
  • 4. 8 etapas para prevenir ou eliminar os erros na implementação da mudança
  • 1. Liderança como elemento crítico no processo de mudança
  • 2. Uma liderança transformacional
  • 1. Fatores críticos para implementação da mudança
  • 2. Mudança e cultura organizacional
Selecionamos alguns estudos de caso sobre gestão de mudanças no setor público para consolidação e aplicação do que aprendemos durante este curso.
  • 1. Implantação do Sistema Eletrônico de Informações na Universidade Federal de Uberlândia
  • 2. A percepção de empregados públicos acerca da reestruturação organizacional
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